INFORME

A EQUIPE DO PROGRAMA SAMBA É COISA SÉRIA, GOSTARIA DE INFORMAR QUE ESTAREMOS FUNCIONANDO SOMENTE NO BLOG, NÃO DEIXE DE CONFERIR TUDO QUE ACONTECE NO MUNDO DO SAMBA AQUI NO SEU BLOG DO MUNDO DO SAMBA!

AGRADECIDO

FAMÍLIA SAMBA É COISA SÉRIA


domingo, 2 de maio de 2010

Com o aval de Beth Carvalho, Mangueira homenageará Nelson Cavaquinho em 2011

Rio - Sexta colocada no Carnaval 2010, a Mangueira completou 82 anos nesta quarta-feira e aproveitou para anunciar o enredo que levará para a Avenida no ano que vem. Intitulado 'O filho fiel, sempre Mangueira', o tema homenageará o compositor Nelson Cavaquinho, que completaria 100 anos em 2011. Os carnavalescos Wagner Gonçalves e Mauro Quintaes serão os responsáveis pela concepção do enredo, que antes de ser anunciado na quadra para a comunidade, recebeu o aval de Beth Carvalho, principal intérprete do autor de 'Folhas Secas'. A sinopse será entregue aos compositores na próxima terça-feira, dia 2.

Ao celebrar mais um aniversário, a verde-e-rosa reuniu sambistas e personalidades em mais uma grande festa em sua quadra. A rainha Renata Santos, o eterno mestre-sala Delegado e o presidente Ivo Meirelles participaram do evento, que também contou com a presença ilustre de Alcione, Emílio Santiago e Caetano Veloso.

Recém-chegado à escola, Wagner Gonçalves revela que o tema foi sugerido pelo presidente Ivo Meirelles e recebeu o apoio de todos os segmentos na escola. "Desde o início o Ivo (Meirelles) estava trabalhando nesse tema e isso me estimulou, porque trata-se de um enredo rico, poético e com a cara da Mangueira. Vamos comemorar o centenário do Nelson Cavaquinho de uma maneira alegre e emocionante transformando a tristeza mostrada nas músicas em alegria", adianta.

Ciente do desafio de transformar a obra do poeta em alegorias e fantasias, o carnavalesco diz que uma estratégia já foi pensada. "Vamos encontrar um jeito de fazer um enredo moderno, mas que respeite as tradições da verde-e-rosa. O Nelson é um dos maiores nomes da história da Mangueira e merece ser homenageado à altura. Vamos trazê-lo para a vida novamente", detalha Wagner.

Beth Carvalho aprovou enredo na hora, Dias antes de anunciar o enredo, a dupla de carnavalescos esteve na casa de Beth Carvalho, em São Conrado, para falar sobre a proposta para a cantora. Beth, que ainda se recupera de um grave problema de saúde, aprovou a ideia na hora e disse que também se sente homenageada dentro do enredo. "O Nelson pediu flores em vida. A Mangueira vai, então, afirmar que ele continua vivo. Vamos homenagear o gênio vivo!", analisou Ivo Meirelles.

O gênio mangueirense Nelson Cavaquinho aparece ao lado de sua principal intérprete, Beth Carvalho, em 1980. Enredo de 2011 recebeu aval da cantora Foto: Arquivo Pessoal
Morto em 1986, Nelson Cavaquinho escreveu clássicos como 'A Flor e o Espinho', 'Rugas', 'Degraus da Vida', 'Palhaço', entre outros. Seu parceiro mais constante foi o também genial Guilherme de Brito. Dono de uma obra admirável, Nelson já foi gravado por grandes nomes da MPB, como Clara Nunes, Elis Regina, Dalva de Oliveira, Elizeth Cardoso e Leny Andrade.

Fonte: Jornal o Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário