INFORME

A EQUIPE DO PROGRAMA SAMBA É COISA SÉRIA, GOSTARIA DE INFORMAR QUE ESTAREMOS FUNCIONANDO SOMENTE NO BLOG, NÃO DEIXE DE CONFERIR TUDO QUE ACONTECE NO MUNDO DO SAMBA AQUI NO SEU BLOG DO MUNDO DO SAMBA!

AGRADECIDO

FAMÍLIA SAMBA É COISA SÉRIA


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PRESENTE DE IEMANJÁ! MANIFESTAÇÃO DA RESISTÊNCIA ODOYÁ!

A religiosidade de Matriz Africana na diáspora brasileira ressignificou símbolos, re-territorializou a África dentro de cada terreiro de Candomblé, ordenou a liturgia e restiste até hoje seguindo o caminho deixado por nossos ancestrais. Enfrentamos hoje, mais do que nunca, o desrespeito à memória de nossa ancestralidade. São muros pichados com dizeres demonizando ancestrais, terreiros sendo invadidos e quebrados, pessoas sendo desrespeitadas em seu ambiente de trabalho, por vizinhos em ambiente residencial, crianças são agredidas verbalmente em seu ambiente escolar, entre outras ações.Por ser uma forma de ver o mundo cujas origens e raízes são guardadas na matriz africana, esta prática vem sendo denominada por teólogos e antropólogos como racismo contemporâneo. Os mecanismos de discriminação religiosa são tão complexos e flexíveis quanto os que denominamos discriminação racial. Pelo respeito à ancestralidade de matriz africana entidades comprometidas com esta causa, temos vivido recentemente manifestações públicas com apelo de paz e respeito à liberdade religiosa. Algumas ações também foram investidas no diálogo com o Estado pela sua ampliação de políticas públicas que contribuam com a laicidade.Para muito além de tudo isso, há mais de meio século o presente de Iemanjá é realizado em vários lugares da costa do Rio de Janeiro, Bahia e demais estados brasileiros. Sempre imbuído de aspectos litúrgicos mas também é carregado do simbolismo de resistência.
Em Niterói, o dia 2 de fevereiro vem sendo festejado, pelo ILÊ ASÉ OYA ONIRA, através da Yalorisá Tânia de Iansã, o já tradicional PRESENTE DE IEMANJÁ DE NITEROI, também garantido na Lei Municipal de n° 2460, de 19 de julho de 2007. Com a fé em Olodumare estaremos indo ao mar para entregar o presente às águas que banham continentes. Lá estaremos para pedir a força das águas que traga entendimento entre a humanidade e respeito a nossa ancestralidade. Neste dois de Fevereiro vamos festejar, cantar, louvar a memória de nossos ancestrais e levar nossa mensagem de paz e respeito à liberdade religiosa! SALVE IEMANJÁ! PRESENTE DE IEMANJÁ EM NITERÓI LOCAL: PRAIA DAS CHARITAS (em frente a casa do Caranguejo)CONCENTRAÇÃO: dAS 17 ÀS 21H ATRAÇÕES CIA DE ARTE E EXPRESSÃO CORPORAL MUANZA MESSÚ Coreográfo: Alê de Freitas GRUPO AFRO CULTURAL OLODUMARÉ - NITERÓIMestre BJ E MAIS: CAPOEIRA, MACULELÊ, SAMBA DE ROSA TODOS IRMÃOS E IRMÃES SERÃO BEM VINDOS. ENTRADA FRANCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário